Ortografia Oficial: Exercícios Resolvidos

Regras e Dicas Ortográficas (confira aqui)


1) CESPE - 2012 - TRE-RJ

Julgue se os trechos abaixo, adaptados de O Globo de 17/7/2012, estão corretos e adequados à língua escrita formal.

Esclarecemos, ainda, que a situação levou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) a constituir um grupo especial com a Secretaria de Segurança, a Polícia Federal, o Comando Militar do Leste e a Polícia Rodoviária Federal, para atuar na campanha deste ano. Neste contexto, de invasão do mundo político pelo crime organizado, a Lei da Ficha Limpa ganha ainda maior relevância.


 Certo   Errado






2) CESPE - 2011 - CBM-ES

Os itens a seguir apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e ortográfica.

Caraguatatuba passará a exigir ficha criminal de quem quizer ocupar algum imóvel na cidade na temporada.


 Certo   Errado






3) CESPE - 2011 - STM

Julgue o texto a seguir quanto à correção gramatical e ortográfica.

Que a suposta longevidade dos índios fosse efeito dos bons céus, bons ares, boas águas de que desfrutavam eles, é o que a todos resulta patente.


 Certo   Errado





4) CESPE - 2011 - Correios

As opções a seguir contêm trechos adaptados de texto extraído do sítio dos Correios na Internet. Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

 a) Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais.

 b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.

 c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.

 d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.

 e) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.






5) CESPE - 2011 - Correios

No tempo em que se andava a cavalo para entregar cartas, era preciso pôr arreios no cavalo, ou seja, era preciso:

 a) arriar-se o cavalo.
 b) arreiar o cavalo.
 c) arreiar-se no cavalo.
 d) arrear o cavalo.
 e) arriar no cavalo.






6) CESPE - 2006 - TJ-RR

Assinale a opção em que o fragmento contém erro de grafia.

 a) Os membros do Grupo de Ação Social (GAS) já colocaram as mãos na massa e realizaram o primeiro evento, que foi a semana do servidor, com várias atividades.

 b) A juíza Graciete disse ainda que, no segundo ano do projeto, será elaborado um calendário de atividades.

 c) Quanto às expectativas para o GAS, a juíza frizou serem as melhores possíveis, mas é preciso levar em consideração que se está quebrando paradigmas, ou seja, mudando a cultura.

 d) Com o enfoque de trabalhar a interação entre servidores e família, a magistrada acredita que, no Poder Judiciário, o TJ seja o primeiro a trabalhar com esse foco.







7) CESPE - 2010 - UERN

As opções que se seguem apresentam trechos adaptados de um texto publicado no Jornal do Comércio (PE) de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho adaptado apresenta grafia correta.

 a) A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos rescipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para previnir o surto.

 b) No entanto, não se podem deixar em segundo plano, principalmente nas áreas mais pobres, os terrenos e logradouros abandonados repletos de criatórios do mosquito da dengue. As residências e construções abandonadas devem ser vistoriadas regularmente

 c) A responsabilidade pela saúde pública, em última instânscia, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.

 d) O Brasil é vunerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precaridade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.

 e) Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caus generalisado. Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.






8) CESPE - 2011 - STM

Julgue o texto a seguir quanto à correção gramatical e ortográfica.

Era coisa sabida que a ausência de tais enfermidades revelava não achar-se o ar corrupto nestes lugares pela ação da humidade e da podridão.


 Certo   Errado






9) CESPE - 2010 - MPU

Julgue o texto a seguir quanto à correção gramatical e ortográfica.

Visto apenas pelo ângulo econômico, o problema da exploração da mão de obra infantil, é ao mesmo tempo reflexo e impecílio para o desenvolvimento. Quando crianças e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.


 Certo   Errado






10) CESPE - 2008 - TJ-RJ

Os trechos abaixo são adaptados de O Globo de 19/3/2008. Assinale a opção que apresenta erro de grafia de palavra.

 a) A defesa e a preservação do meio ambiente são hoje uma preocupação mundial, e o Brasil, dono de vastos recursos naturais, procura também avançar nessa área.

 b) Uma boa parte da população se conscientizou da necessidade de agir para proteger fauna, flora, rios e outros bens da natureza.

 c) Movimentos foram criados, até na política, e órgãos federais, estaduais e municipais, além do Ministério Público, se mobilizaram.

 d) Há dez anos, foi aprovada a Lei Contra Crimes Ambientais, dando respaudo jurídico às ações de preservação e prevendo punições para os infratores.

 e) Na prática, existe enorme dificuldade para que os transgressores sejam punidos.








11) CESPE - 2008 - TRT

Com referência à ortografia oficial e às regras de acentuação de palavras, assinale a opção incorreta.

 a) Os vocábulos lágrima e Gênesis seguem a mesma regra de acentuação.

 b) As palavras oásis e lápis são acentuadas pelo mesmo motivo.

 c) A grafia correta do verbo correspondente a ressurreição é ressucitar.

 d) Apesar de a grafia correta do verbo poetizar exigir o emprego da letra "z", o feminino de poeta é grafado com s.

 e) O vocábulo traz corresponde apenas a uma das formas do verbo trazer; a forma trás é empregada na indicação de lugar (equivale a parte posterior).








12) CESPE - 2011 - PREVIC

O trecho “Mas os dados escondem um retrato brasileiro que pede atenção: os homens continuam vivendo menos do que as mulheres.” pode ser reescrito, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto, da seguinte forma:

Os dados porém, mascaram uma fasceta do país que devemos prestarmos atenção: as mulheres tem apresentado mais longevidade que os homens.


 Certo   Errado







13) CESPE - 2010 - MPU

Julgue o texto a seguir quanto à correção gramatical e ortográfica.

A legislação brasileira proíbe que menores de catorze anos trabalhem, mas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, em 2008, um total de 993 mil crianças entre cinco e treze anos nessa situação. Em uma faixa etária mais ampla, até dezessete anos, quando se espera que os jovens ainda estejam estudando, foram contabilizados, ao todo, 4,5 milhões de crianças e adolescentes no exercício de algum tipo de trabalho.


 Certo   Errado







14) CESPE - 2011 - STM

Julgue o texto a seguir quanto à correção gramatical e ortográfica.

Como explicar segundo as ideias do tempo, o fato de não graçarem aqui antes da conquista, várias enfermidades já notórias ao europeu?


 Certo   Errado






15) CESPE - 2010 - DPU

As opções seguintes apresentam trechos adaptados do editorial do Jornal Zero Hora (RS) de 20/4/2010. Assinale a opção em que o texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta:

 a) O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou o uso da Internet na campanha eleitoral, permitindo a propaganda de candidatos a partir de 6 de julho. Promover as candidaturas, por mais assirrada que seja a disputa, não significa nem baixar o nível, nem faltar com a verdade.

 b) A campanha eleitoral que se aproxima estará marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicação que a Internet põem à disposição de partidos, candidatos e eleitores. Haverá a difícil e desafiadora obrigação de manter todo o processo dentro de padrões civilizados, impedindo que os radicais e irresponsáveis contaminem a disputa.

 c) A capacidade de atingir milhões de pessoas em apenas alguns segundos significa uma ferramenta de valor inestimavel, que já mostrou toda sua eficiência na eleição norte-americana que levou Barack Obama a Casa Branca, em um processo que foi visto como uma revolução na maneira de fazer campanha.

 d) Esta ferramenta está disponível a custo mínimo para partidos candidatos cabos eleitorais e cidadões comuns. A eleição de 2010 será também um teste para a qualidade dos eleitores, para a obediência às leis do país e para o uso adequado das novas tecnologias em favor da democracia.

 e) Pelas características da Internet, cuja fiscalização efetiva é impossível, a qualidade das campanhas terá de ser em primeiro lugar uma decisão dos comandos partidários e dos próprios candidatos.








16) CESPE - 2011 - CBM-DF

A palavra “catorze” poderia ser corretamente grafada da seguinte forma: quatorze.


 Certo   Errado






17) CESPE - 2012 - ANCINE

Imagem 002.jpg

O vocábulo “cotidiana” (L. 3)  pode ser corretamente substituído por quotidiana.


 Certo   Errado






18) CESPE - 2004 - Banco da Amazônia 

O nome da usina que produz eletricidade a partir da força da água exemplifica um caso em que a língua portuguesa admite como corretas duas grafias: hidrelétrica e hidroelétrica.


 Certo   Errado







19) CESPE - 2007 - TRT-9R

A ortografia da língua portuguesa considera incorreta a grafia percentagem no lugar de "porcentagem".


 Certo   Errado






20) CESPE - 2012 - Banco da Amazônia

<O crescimento de pouco mais de 16% no crédito para 2012, projetado pela Federação Brasileira de Bancos (FENABRAN), é um percentual "substancial e significativo". >

Mantêm-se a correção gramatical do texto e suas informações originais ao se substituir o termo “percentual” por percentil.


 Certo   Errado






21) CESPE - 2008 - TJ-RJ

Assinale a opção em que as palavras grifadas mantêm, entre si, a relação semântica indicada entre parênteses.

a) Todos os réus foram julgados sem discriminação. Nos processos não houve ato algum de descriminação. (paronímia)

b) A lei caracteriza algumas ações e as define como crimes. Esses delitos são classificados de acordo com o tipo de bem que atingem, material ou imaterial. (hiperonímia/ hiponímia)

c) O crime já foi definido como toda conduta humana que infringisse a lei penal. Nesse sentido, o indivíduo que transgredisse essa lei deveria ser punido. (homonímia)

d) A dissidência nem sempre impossibilita a conciliação. (sinonímia)

e) A delação constrangeu os jurados, o que motivou a dilação do julgamento pelo juiz. (antonímia) 







22) CESPE - 2010 - ANEEL

<Seria ingênuo pensar que esse mito desapareceu com a recente crise, mas, que ele está mal das pernas, está.>

O sentido da expressão "mal das pernas", característica da oralidade, seria prejudicado caso se substituísse "mal" por mau.


 Certo   Errado






23) CESPE - 2012 - PRF

Imagem 004.jpg

A correção gramatical do texto seria mantida se, no trecho “posicionado a alguns metros”, o termo “a” fosse substituído por há.


 Certo   Errado






24) CESPE - 2012 - TC-DF

Imagem 001.jpg

Na linha 13, a substituição do vocábulo “senão” por se não, embora gramaticalmente correta, prejudicaria o sentido do texto.


 Certo   Errado






25) CESPE - 2008 - ABIN

Imagem 006.jpg

Na linha 15, estaria gramaticalmente correta a redação a cerca da atividade.


 Certo   Errado






26) CESPE - 2011 – EBC 

Imagem 002.jpg

Na linha 26, “por que” poderia, sem prejuízo para a correção gramatical, ser grafado porque, em razão de estar empregado como conjunção causal, tal como ocorre em “mas o mandamento de agir unicamente porque se trata de um dever” (L.31-32).


 Certo   Errado






27) CESPE - 2011 - EBC 

“Parece que sim, porque as descobertas científicas, os eventos que isso suscita e as opiniões sobre eles, em um mundo também potencialmente globalizado em seus aspectos econômicos, políticos, culturais e midiáticos, interessam às pessoas, que dele receberão efeitos.”

No período acima a substituição do ponto final por ponto de interrogação manteria a coerência do texto, mas, nesse caso, de acordo com a prescrição gramatical, o vocábulo “porque” deveria ser grafado como por que.


 Certo   Errado








GABARITO

1) CERTO


2) ERRADO
Nos verbos pôr e querer emprega-se "s", nunca o "z".


3) CERTO
Em caso de dúvida sobre a grafia de “longevidade”, pode-se tentar encontrar uma palavra da qual seria derivada:
longe =>longevidade


4) 
a) Erro: receptividade
b) Erro: creches
c) Erro: básica, milênio
d) Erro: 21% foram adotadas
e) CERTO


5) d)
ARREAR: Pôr arreios em; aparelhar. 
ARRIAR: Abaixar, descer. 



6) c)
Na dúvida sobre a grafia correta de "frisar", lembre-se que esta palavra deriva de friso ou frisa.

frisa => frisar 
Sendo frisa um tecido grosso e crespo, frisar assume o significado de enrugar ou encrespar. Exemplos:
Vou frisar meu cabelo para ir ao seu aniversário.
Por causa da chuva, o pelo do cachorro ficará todo frisado.

friso => frisar 
Sendo friso uma faixa ou tira com fins decorativos, frisar assume o significado de colocar um friso, destacar, salientar. Exemplos:
Volto a frisar: você tem que estudar todos os dias!
Eles estão a frisar o teto do quarto do bebê. 



7)
a) A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos recipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para prevenir o surto.

b) CERTO

c) A responsabilidade pela saúde pública, em última instância, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.

d) O Brasil é vulnerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precariedade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.

e) Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caos generalizado . Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.  (geral => generalizar, pois a primitiva não tem s)


8) ERRADO
Umidade não tem H.


9) ERRADO
1) Erro ortográfico em “impecílio”. A correta escrita deve ser empecilho;
2) Vírgula depois de infantil (separação do sujeito e do verbo); 
3) A expressão “ao mesmo tempo” deve estar entre vírgulas; 


10) d)
Erro na grafia da palavra "respaudo". O certo é “respaldo”.


11)
a) CERTO. 
lágrima e gênesis são palavras proparoxítonas.

b) CERTO. 
oásis e lápis são palavras paroxítonas terminadas em i(s).

c) ERRADO. 
A grafia correta é ressuscitar.

d) CERTO. 
Para indicativo feminino usa-se o sufixo ISA. Portanto, poetisa.

e) CERTO
Traz: Verbo.
Trás: Advérbio de lugar.



12) ERRADO
"Os dados, porém, mascaram uma faceta do país a que devemos prestar atenção: as mulheres têm apresentado mais longevidade que os homens."


13) CERTO
Possíveis dúvidas:
faixa => emprega-se x após ditongo.
contabilizar <= contábil: com z, pois primitiva não tem s.
catorze ou quatorze, ambas estão corretas.


14) ERRADO
1. O adjunto adverbial “segundo as ideias do tempo” deve ficar isolado por vírgulas, ou sem nenhuma vírgula (no trecho foi registrada apenas uma);
2. Não há vírgula entre “conquista” e “várias”, pois não se separa o verbo (“grassarem”) de seu sujeito (“várias enfermidades já notórias ao europeu”).
3. Há erro de grafia na forma verbal “graçarem”, que deve ser grafada com”ss”: “grassarem”, que significa multiplicarem-se por reprodução, espalharem.

A frase corrigida ficará com a seguinte redação:

“Como explicar, segundo as ideias do tempo, o fato de não grassarem aqui antes da conquista várias enfermidades já notórias ao europeu?”


15)
a) O Tribunal Superior Eleitoral regulamentou o uso da Internet na campanha eleitoral, permitindo a propaganda de candidatos a partir de 6 de julho. Promover as candidaturas, por mais acirrada que seja a disputa, não significa nem baixar o nível, nem faltar com a verdade.

b) A campanha eleitoral que se aproxima estará marcada definitivamente pelo uso das facilidades de comunicação que a Internet põe à disposição de partidos, candidatos e eleitores. Haverá a difícil e desafiadora obrigação de manter todo o processo dentro de padrões civilizados, impedindo que os radicais e irresponsáveis contaminem a disputa.

c) A capacidade de atingir milhões de pessoas em apenas alguns segundos significa uma ferramenta de valor inestimável, que já mostrou toda sua eficiência na eleição norte-americana que levou Barack Obama à Casa Branca, em um processo que foi visto como uma revolução na maneira de fazer campanha.

d) Esta ferramenta está disponível a custo mínimo, para partidos, candidatos, cabos eleitorais e cidadãos comuns. A eleição de 2010 será também um teste para a qualidade dos eleitores, para a obediência às leis do país e para o uso adequado das novas tecnologias em favor da democracia.

e) CERTO



16) CERTO
Ambas as formas estão oficializadas, embora "catorze" seja preferível e corrente. Quatorze é uma variante e mais utilizada no Brasil.  


17) CERTO
As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. No Brasil, a variante quotidiano coexiste com a mais utilizada cotidiano.


18) CERTO
As duas formas estão corretas, sendo hidrelétrica a forma mais usual.


19) ERRADO
Trata-se de variantes da mesma palavra, sendo percentagem a mais antiga. O termo percentagem, embora de origem latina, é uma adaptação do vocábulo inglês percentage, de per cent, derivado do latim per centum.A preposição latina per, quando empregada isoladamente, foi substituída em português pela preposição por e hoje sobrevive apenas na locução "per si", expressões como "per capta", e na aglutinação com o artigo "o" resultando em "pelo(s), pela(s)".


20) ERRADO
Se é fácil mudar percentagem para porcentagem, o mesmo já não ocorre com percentual e porcentual ou percentual e percentil, este último termo consagrado em estatística. No primeiro caso, não existe a variante porcentual No segundo caso, percentil difere de percentual e não podem ser aplicadas com o mesmo significado. Exemplo: o 50º percentil dos dados de uma pesquisa equivale ao valor mediano, enquanto 50% dos dados equivale à metade dos dados.


21)  a)
a) PARÔNIMOS - palavras de escrita ou pronuncia parecidas e sentidos diferentes.
b) SINÔNIMOS - palavras com o mesmo significado
c) SINÔNIMOS
d) ANTÔNIMOS - palavras de sentidos opostos
e) PARÔNIMOS


22) CERTO
O vocábulo “mal”, no contexto, é o contrário de bem (advérbio) e não pode ser trocado por mau, antônimo de bom (adjetivo).


23) ERRADO
Somente "a" implica em distância, conforme pede o contexto. "Há" pode ser usado apenas para indicar quantidade ou tempo decorrido.


24) ERRADO
que não conheciam outro limite senão seu próprio poder.
"senão" => Nesse contexto, é uma preposição que equivale a "exceto".
que não conheciam outro limite se não seu próprio poder.
"Se não" => São duas palavras: conjunção 'se' & advérbio 'não'. O 'se' é uma conj. condicional e implica oração subordinada adverbial condicional.
Portanto, se não existe uma oração subordinada, ocorre erro gramatical. Lembrando que para estar gramaticalmente correto é necessário que esteja não apenas escrito corretamente, mas sintaticamente correto também.


25) ERRADO
Acerca de (junto) é sinônimo de a respeito de, sobre.
A cerca de (separado) ou cerca de significam aproximadamente, mais ou menos.
Como no texto está escrito "(...)o aprofundamento das discussões acerca da atividade de inteligência no Brasil. (...)"; escrever a cerca da atividade estaria errado, pois só se usaria a cerca (separado) se estivesse com o significado de aproximadamente, o que não é o caso.


26) ERRADO 
No "por que" da frase, O "por" é preposição e o "que" é pronome relativo, pois retoma o sentido do substantivo RAZÃO. Dessa forma, pode ser substituído por PELA QUAL e não pode ser substituído por POIS que é o equivalente de PORQUE.


27) ERRADO
No trecho, o "porque" refere-se a causa ou explicação. Já o "por que" (preposição por e pronome que) pode ser Interrogativo (por que motivo, por qual razão) ou relativo (pelo qual, pela qual, pelos quais e pelas quais), assim, mudaria a coerência do texto.